TRABALHO AULA CONTRATOS 13/10

DOAÇÃO, CONTRATO ESTIMATÓRIO E TROCA OU PERMUTA.

1) A ação de revogação da doação é um direito personalíssimo do doador, podem os herdeiros, pelo CCB de 2002, ingressar com ação depois da morte do doador para exigir cumprimento de encargo não cumprido ou por alguma causa de ingratidão? Se for possível há algum prazo para o exercício desse direito? Indique a(s) base(s) legal(ais).

2) Vitor, pai de Tassia(36 anos), Claudia (32 anos) e Ramiro (28 anos), doa um imóvel de 500.000,00 ao filho, por ser o mais novo de todos e por estar em mais precárias condições financeiras, uma vez que faz faculdade e tem renda apenas de estágio. Vitor tem um patrimônio avaliado em dois milhões de reais. Não tomou o cuidado, na realização do contrato de doação em coletar a autorização das outras filhas. Pergunta-se:

A) a doação tem validade? Justifique referindo qual o principal efeito dessa espécie de doação.

B) Se Vitor tivesse vendido o bem ao filho a situação seria a mesma, pelas regras da compra e venda no CCB de 2002?

3) Carlos, donatário, recebeu uma casa na praia de torres de Lucila, sua Tia. Dois meses depois de ser efetivamente transferida a propriedade, gravou o bem com direito real de usufruto a Candida (mae de Carlos). Candida passou então a residir no bem. Carlos se desentende com Marcio, marido de Lucila e os dois se agridem fisicamente (Carlos iniciou a briga, provocando Marcio com acusações verbais). Lucila, em virtude do ocorrido pretende retomar o bem de Carlos, desfazendo a doação e reavendo a posse do bem. Haveria essa possibilidade?

4) Pela análise do CCB de 2002 nos arts. que regulam a troca ou permuta, estabeleça qual é a diferença desse contrato para o contrato de compra e venda?

5) O contrato estimatório não era previsto no CCB de 1916 e ganhou regulamentação legal no CCB de 2002. Qual seria a idéia de contrato estimatório para a lei civil? Discorra sobre os seus principais efeitos, fornecendo exemplos na prática.